10 junho 2017

A ciclovia circular 'flutuante' HOVENRING - Da série: As mais incríveis ciclovias do mundo - Parte 02


Olá!
Dando continuidade à série de ciclovias incríveis espalhadas pelo mundo, hoje conheceremos o fantástico e futurista Hovenring de Eindhoven (Paises Baixos - Holanda).

Inaugurado em 29 de junho de 2012, o Hovenring, , uma rotatória suspensa criada especialmente para os ciclistas. proporcionou aos habitantes da cidade holandesa Eindhoven desfrutarem de um passeio de bicicleta sem interrupções nem riscos à sua integridade.
Com aproximadamente quase 72 metros de diâmetro, o anel procura diminuir o congestionamento de trânsito, ao mesmo tempo que maximiza a segurança do ciclista.
De longe, a rotatória parece estar flutuando sobre a via, já que a estrutura circular de 72 metros de diâmetro está unida a 24 cabos que, por sua vez, convergem em um poste central de 70 metros de altura. 
Sua construção foi idealizada porque pela via expressa circulam, aproximadamente, 25 mil veículos por dia, o que convertia o lugar em um setor perigoso para quem transitava de bicicleta, especialmente para as crianças, que pegam esse caminho para chegarem a seus colégios. Segundo o site BicycleDutch, a rotatória teve um custo total de 20 milhões de euros. 
O projeto para o Hovenring foi feito pela agência de design ipv Delft . 
O nome foi escolhido através de uma competição realizada entre a população de Eindhoven e Veldhoven. Literalmente, o nome significa "anel dos Hovens", referindo-se a Eindhoven, Veldhoven e Meerhoven (a área residencial onde o Hovenring é). Além disso, o nome refere-se ao anel suspenso do Hovenring, bem como ao anel e agulha (o pilão central) das luzes que são formadas pelas luzes que adornam a construção.. 

A construção começou em 11 de fevereiro de 2011. 
O novo cruzamento foi aberto em 30 de dezembro de 2011. 
Cerca de uma semana depois, o cruzamento foi novamente fechado para todo o tráfego, porque os cabos de suspensão foram encontrados para vibrar de forma considerada prejudicial.


Design
O Hovenring é oficialmente uma rotunda, mas na verdade é uma ponte circular fechada a cabo com o deck de 72 metros (236 ft) de diâmetro suspenso de um único pilão central de 70 metros de altura por 24 cabos. A construção inteira é feita de aço.

Iluminação
Coerente com a reputação de Eindhoven conhecida como "Cidade da Luz" (Eindhoven é a cidade da empresa Philips), o ipv Delft também desenvolveu o projeto lumínico para a Hovenring.

Um dos principais elementos está integrado à plataforma circular. O espaço entre o contra-peso e a plataforma foi equipado com lamelas de alumínio, chapas translúcidas e tubos de luz, resultando em um visível anel de luz à noite. Em conjunto com o pilar iluminado, o anel de luz garante uma aparência espetacular para a ponte à noite.
A iluminação funcional é integrada às pistas, onde LEDs iluminam a plataforma da ponte e asseguram o reconhecimento facial entre os usuários da ponte.

Luzes anexadas aos cabos e na superfície interna do contra-peso circular iluminam o cruzamento abaixo. Tanto durante o dia quanto à noite, o pilar da ponte atrai olhares, espetacular em sua simplicidade.
Resumindo, ela é estonteante!
E, se algum dia você viajar para os Países Baixos, não perca a oportunidade de passar por uma das mais bonitas construções feitas exclusivamente para ciclistas!

Fonte: https://hovenring.com/; https://en.wikipedia.org
Fotos: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário