02 junho 2017

A ciclovia suspensa de Copenhague - Da série: As mais incríveis ciclovias do mundo - Parte 01

Olá,
Hoje começaremos uma série onde conheceremos as mais incríveis ciclovias ao redor do mundo.
Sei que nem todo mundo tem condições de deixar seu pais nativo para embarcar numa viagem de conhecimento real, sendo assim, ajudarei vocês a viajarem para esses lugares com a imaginação.
Hoje conheceremos a linda Cykelslangen (Ciclo da Cobra em português), a ciclovia suspensa de Copenhague (Dinamarca).
A ciclovia foi entregue a população em junho/ 2014, ela possui 235 metros de comprimento e quatro metros de largura e liga  a avenida Fisketorvet até Harbour Bridge.
Cykelslangen foi projetada pelos arquitetos Dissing e Weitling.
“Havia um elo perdido que forçava os usuários de bicicleta a usar as escadas ou fazerem um enorme desvio ao redor de um centro comercial”, diz Mikael Colville-Anderson, especialista em design urbano e CEO da Copenhagenize Design Company. “Esta solução proporcionou um rápido deslocamento de A-para-B a partir de uma ponte para bicicletas no porto, ao livrar-se frente a multidão de pedestres no porto.”
Não é apenas mais fácil para os ciclistas usarem, mas também mais divertido: Em uma cidade que é plana, a longa rampa laranja oferece um pouco de esforço na subida, e os ciclistas podem conferir a vista para o porto sem se preocupar que eles poderiam estar prestes a colidir com um pedestre no porto.
A cidade não planeja construir outras rampas elevadas, uma vez que esta se destina apenas para resolver um problema muito específico. “As bicicletas pertencem as ciclovias nas ruas, onde estiveram desde que a bicicleta foi inventada”, argumenta Colville-Anderson, que criticou os planos de Norman Foster para o que ele chama de Skycycle “ridícula”, em Londres.
“Nas ruas, as bicicletas estão contribuindo para o tecido urbano da cidade, bem como o comércio, a redução de tráfego de automóveis, etc”, acrescenta. “Colocar bicicletas em uma passarela segregada é uma idéia preferida daqueles que ainda acreditam que os carros têm prioridade em nossas cidades, e que fazem de tudo para manter o espaço.”
Copenhagen tem planos de construir seis novas bike-pontes sobre o porto. “Isso vai ser uma grande melhoria para priorizar a bicicleta como transporte”, diz Colville-Anderson. “Para projetar cidades para as pessoas, é necessário deixar de projetá-las para os carros.”
Fonte: Fast Company - Fotos: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário